Seguidores

sábado, 22 de março de 2014

Comida Japonesa... Amo !!

Quer me fazer feliz ??

É só me levar pra um Restaurante Japonês ! Huauhauha.

Com a gastronomia japonesa não tem meio termo, ou vc não gosta, ou vc adora. Meu caso é o segundo.

Vamos saber um pouco mais sobre os Temakis ? Se vc não sabe o q é um temaki, vai descobrir agora ;)



Em japonês Te = Mão e Maki = enrolado, portanto Temaki significa, literalmente, "enrolado com as mãos", ou seja, é um sushisão em forma de cone, enrolado com as mãos hehehe.

Os Temakis surgiram no Século XIX como alternativa de reaproveitamento dos "restos" de algas, arroz, peixes q eram usados pra fazer os sushis.

As Temakerias viraram febre no Brasil mas, saiba q lá no Japão esse tipo de restaurante não existe. Não existe um lugar específico na cidade pra se comer Temaki... Temaki se come em casa. Capaz q hoje em dia a coisa já tenha mudado né, sei lá.

Eu amo tuuuudo da culinária japonesa, não tem nada q eu não coma, mas quando chego no restaurante a primeira coisa q peço é um desses aí :)

Pro post não ficar muito cansativo com tanto blá blá blá, vou colocar aqui algumas fotos pra quem não conhece se familiarizar e, pra quem conhece, morrer de vontade (inclusive eu !) hauauha.


Makizushi (sushi enrolado). Um pedaço cilíndrico, formado com a ajuda de uma esteira enrolável de bambu, chamada makisu ou sudare. O makizushi é geralmente embrulhado em nori, uma folha de alga marinha desidratada que abriga o arroz e o recheio.


Uramaki (enrolado ao contrário). Um pedaço cilíndrico médio, com dois ou mais recheios. Uramaki diferencia-se dos outros maki porque o arroz está na parte externa e o nori na interna. O recheio fica no centro, rodeado por uma camada de nori, uma camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente, como ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas. No Japão, "rolo invertido" seria, na verdade, gyakumaki.


Oshizushi (sushi prensado). Um pedaço em forma de bloco usando um molde de madeira, chamado oshibako. O chef alinha o fundo do oshibako com a cobertura, cobre-o com arroz de sushi e pressiona a tampa do molde para baixo para criar um bloco compacto e retilíneo. O bloco é removido do molde e cortado em pedaços que cabem na boca. (Esse eu nunca comi... agora eu quero.)


Nigirizushi (sushi feito à mão). Pequenos pedaços ligeiramente similares ao sushi prensado ou sushi enrolado, mas feito sem a utilização de makisu ou oshibako. Montar um nigirizushi é surpreendentemente difícil de fazer da forma correta. A forma mais simples é um pequeno bloco de arroz de sushi com uma lasca de wasabi e uma camada fina de uma cobertura colocada sobre ele, possivelmente amarrada com uma tira fina de nori.


Ownnnn... tá bom, podem parar de ser fofos !


Sashimi é uma iguaria da culinária japonesa que consiste de peixes e frutos do mar muito frescos, fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas como algum tipo de molho no qual ele pode ser mergulhado (geralmente shoyu, pasta de wasabi, condimentos como gengibre fresco ralado ou ponzu), e guarnições simples como shiso e raiz de daikon fatiada. As dimensões variam de acordo com a espécie de peixe utilizado e o chef, porém costumam ter em torno de 2,5 cm de largura e 4 cm de comprimento, com 0,5 cm de espessura. (No caso da foto, é um Sashimi de Salmão)



O Shimeji é uma espécie de fungo comestível, rico em vitamina B12. (Amoo !)


Shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia. A espécie é hoje em dia o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo, incorporado desde há muito nos hábitos alimentares dos povos asiáticos. Recentemente, foi introduzido para produção e consumo nos paises ocidentais. (Tb amoo... ah, eu amo td !)

As definições de cada um eu tirei da Wikipédia.

Gente, tem muuuuito mais coisas deliciosas q compõe essa maravilhosa cozinha japonesa... se eu eu for colocar aqui, não acaba mais :)

E aí ?

Vc gosta ou não gosta de comida japonesa ?

Se não gosta, já experimentou ?

Pra quem experimentou e não gostou eu dou uma dica... experimente de novo ! Hhehehe. Pegar gosto por essas delícias é questão de se acostumar ao paladar de cada uma delas ;)

Bjo !!















28 comentários:

  1. Anna, costumo ir sempre a um restaurante de culinária japonesa aqui de Salvador, chamado Soho e de tudo o que vc mencionou aí, só como shimeji e shitake, que AMO! São deliciosos, e os de lá vem em um molho especial, num alumínio, uma delícia. Na verdade encontrar sushis e temakis que sejam vegetarianos é mais raro, por isso não experimento :( Sei que tem uns de fruta e legumes, acho que um dia vou tentar... muitas vezes nos restaurantes,de todos os tipos, preciso pedir que substituam ingredientes de pratos que contenham carne por alguma outra coisa, quem sabe não rola no Soho, né?

    BEIJOS, linda :) Aproveita e sai pra comer sushi hoje! hahaha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh pede sim Dea.

      Pede pra te fazerem um Temaki de Shimeji... fica maravilhosooo ! Esse suhi q vc falou é o Califórnia... eu gosto, mas prefiro os outros. Só q no teu caso, como vc não come nem o peixe, peça ele mesmo q vc vai amar :)

      Ai ai viu... por mim iria todos os dias ! hahaha

      Beijão amôura !

      Excluir
  2. Oi Anna, acredita que nunca comemos comida japonesa, não temos coragem rsrs!!

    beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, é bom demaaaaais ! Experimentem ! ;)

      Beijão !

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de experimentar mas ainda não fui! É bom então é? haha Beijos!
    Tem sorteio no blog: http://blog-bonecadeluxo.blogspot.com.br/2014/03/sorteio-com-loja-meusa-acessorios.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéia é muuuuito bom. Vicia ! Hahahaha

      No começo pode ser q vc estranhe... eu mesma tive q experimentar várias vezes até gostar mesmo. Mas depois, não vivo sem ! :)

      Beijão !

      Excluir
  4. Nossa, pratos lindos! Mas não consigo comer!!!
    Beijokas
    www.blog-flordeliz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindos demais né ? "Comer com os olhos" é o primeiro passo pra se saborear uma boa comida ;)

      Experimente Amanda ! Vc vai gostar, pode crer ;)

      Bjo !

      Excluir
  5. Só comi comida japonesa duas vezes. Eu tenho que estar com muuuuuuita vontade pra conseguir comer sem problemas porque o paladar japonês é bem diferente do nosso né?
    Anna, não consigo te seguir no blog, sabe me dizer o porque?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente mesmo... mas td bem temperadinho com shoyu, wasabi (raiz forte, esse tem gente q não gosta) e gengibre fica uma delícia. Vc vai ver como vai viciar tb hehehe.

      Olha amôura, sobre o Gadget de Seguidores, parece q está dando problemas... já vi muitas pessoas falando disso, mas eu até agora não tive problemas pra seguir os Blogs. Hj comecei a seguir o teu e não deu erro.

      Aqui pra mim tá aparecendo q vc tá me seguindo viu. A ultima pessoa q me seguiu, pelo q vi aqui, foi vc. Obrigada por isso ;)

      Bjo !

      Blog | Fan Page | Twitter | Flickr Group

      Excluir
  6. Nunca comi Ana,nunca fui por que tenho medo de não gostar e perder viagem em lugar desse e ainda passar fome....tenho vontade de pedir um barco em casa e se eu não gostar simplismente jogar fora e fazer cara de nojo sem ninguém ver,mais pelo menos posso dizer dai se gosto ou não..
    adorei a postagem...
    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o duro de ir e não gostar nem a pau é q é uma comida cara né... tem q começar devagar mesmo. Pedir em casa é uma boa.

      Mas não cai na besteira de comprar aqueles empacotadinhos na bandeja, como tem no Pão de Açúcar por exemplo, pq o gosto não é igual. Fica com gosto de isopor, de plástico, sei lá.

      Coma o de restaurante mesmo pra vc ver o sabor do negócio de verdade hehehe.

      Beijão Josy !!!

      Excluir
  7. Detesto comida japonesa e chinesa!! Nunca gostei desse tipo de comidas!! Vi aqui agradecer as visitinhas que me tens feito,este sabado e domingo não pude passar por aqui e não te pude visitar,peço desculpas!! Muitos beijinhos e fica com deus!! http://sandrasofiaafonso1.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q isso amôura ! Nada de pedir desculpas ! Sei bem como é... semana passada eu fiquei mais enrolada q nunca e mal visitei os Blogs das amigas...

      Beijão viu !

      Excluir
  8. Ahhh esse post me deu agua na boca!!!! Eu amoooooooooooooo comida japonesa, Anna! Eu e meu namorado sempre vamos em um restaurante.. Nossos favoritos são os Temakis, Makizushi, Nigirizushi e Sashimi!! É muito muito muito bom!!!! E concordo, quem não gostou da primeira vez, tem que experimentar de novo pra tirar a Prova Real kkkkk.
    Beijos

    Blog Devolva Meu Clichê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a gente tinha q morar na mesma cidade pra sair juntas hahaha.

      Além do Luis Miguel vc tb gosta de comida japonesa ! Adorei !!

      Mas é bom demais mesmo né... eu não tenho namorado (preciiiso hahahaha) mas espero q o dia q encontrar um, ele goste de um bom Japa.

      Beijão !

      Excluir
    2. HAHAHAHAHAHAHAHAAHH Precisava mesmo!!! Ia ser divertido *-------*

      Ahhh, mas é tudo questão de costume!! Eu fiz meu namorado começar a gostar kkkk Ele não gostava antes... É só ir com jeitinho :P

      Beijos

      Excluir
    3. É aquela velha historia do "experimentar pelo menos 3 vezes" né hehehehe.

      Depois, a gente vicia !

      Excluir
  9. Adorei o post, apesar de não ser amante de comida japonesa.
    Beijo
    Boa quarta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani ! :)

      Beijão !!

      Boa quarta !

      Excluir
  10. Puts, é pra ser feliz e tem comida japonesa? Leva eu junto! hahahaha
    Eu amo, amo, amo, amo comida japonesa <3 Sério, podia comer temaki e sushi pra sempre. Só não curto muito shimeji e coisas mais estranhas, mas peixe cru é comigo mesmo.
    Minha felicidade foi o namorado aprender a fazer temaki! Dá bastante trabalho, mas o resultado compensa muito... O paixe rende demais, 1kg de peixe dá temaki pra caramba.

    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu seeempre digo isso Carol... podia comer todos os dias que eu não ia enjoar uahuahua.

      Eu amooo Shimeji e Shitake... e a Julinha também, acredita ?

      Verdade, compensa mesmo... uma vez eu fiz... deu trocentos temakis e mais um bom tanto de sashimi hehehehe.

      Beijooo !

      Excluir
  11. Sempre ouvia falar deste tipo de comida, até que experimentei e não gostei mesmo nada :(.
    R: quanto ao creme da avon eu também tenho a mesma opinião :/ é muito pegajoso!
    Beijinhos :D boa quinta-feira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que você não gostou Claudinha ?

      Nossa, eu ia amaaar comer isso todos os dias :)

      Beijoo !

      Excluir
  12. Somos duas amore, fico feliz só com a ideia de ir no japa rsrs. Amo temaki e shimeji, meus favoritos!

    Blog da Joanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Senhora... falou em Japa eu já me animo ! Hhuahuahua.

      Amooo !

      Excluir

Obrigada pela visita.

Não deixe de expressar sua opinião.

Seu comentário é muito importante pra mim :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...