Receita: Pavê de Banana com Doce de Leite - O Blog Que Não É Blog

22 de ago. de 2022

Receita: Pavê de Banana com Doce de Leite

 Boa tarde !

Mais uma receita que não ia caber no Instagram 😂

Bora ver como faz ?

PARA A MASSA DE BISCOITO

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
150 g de manteiga gelada em cubos
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de nozes picadas
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar para polvilhar

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Junte os cubos de manteiga e misture bem com as pontas dos dedos até formar uma farofa.

Em outra tigela, quebre 1 ovo e junte à farofa. Quebre o outro ovo, utilizando a casca para separar a clara da gema. Junte a gema à farofa e reserve a clara para a finalização. Com as mãos, misture bem os ingredientes até a massa ficar lisa.

Transfira a massa para uma assadeira grande, de cerca de 40 cm X 30 cm – espalhe e pressione a massa com as mãos para cobrir todo o fundo da assadeira formando uma placa uniforme.

Bata levemente a clara reservada com um batedor de arame (ou garfo) até espumar. Com uma colher, espalhe a clara batida sobre a massa, polvilhe com as nozes e o açúcar. Com uma espátula (ou faca), corte a massa ao meio no sentido do largura para formar as 2 camadas de biscoito do pavê – se necessário, utilize o fundo do refratário do pavê como molde.

Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

PARA A CALDA

Ingredientes:
½ xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ colher (sopa) de rum
1 rama de canela

Preparo:
Numa panela pequena, misture o açúcar com a água. Junte canela leve ao fogo médio para cozinhar até o açúcar dissolver e formar uma calda rala. Misture o rum, desligue o fogo e reserve.

PARA O RECHEIO

Ingredientes:
8 ovos
1 litro de leite
1 xícara (chá) de açúcar
⅓ xícara (chá) de amido de milho
1 ⅓ xícara (chá) de doce de leite (ou 1 lata de leite condensado cozido)
8 bananas nanicas maduras

Preparo:
Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez, separando as claras das gemas. Reserve as 8 gemas numa tigela para o preparo do creme. Em outra tigela reserve 4 claras para o preparo do merengue – você pode guardar o restante das claras na geladeira para outra receita por dois dias, em pote bem fechado.

Junte o amido de milho e metade do açúcar às gemas e misture bem com um batedor de arame até ficar liso. Coloque o leite e o restante do açúcar numa panela média e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e acrescente, aos poucos (de concha em concha), metade do leite quente à mistura de gemas, mexendo bem com o batedor a cada adição – esse processo chamado temperagem evita que as gemas cozinhem.

Volte a mistura de leite e gemas para a panela em fogo baixo e mexa com o batedor por cerca de 3 minutos até engrossar. Desligue o fogo, transfira o creme de gemas para uma tigela e deixe amornar – ele não pode estar quente na hora de montar o pavê. Enquanto isso, na mesma panela (nem precisa lavar!), prepare o doce de banana.

Descasque, corte a banana em rodelas e transfira para a panela. Leve ao fogo médio e mexa por 5 minutos até as rodelas desmancharem – a ideia não é formar uma pasta, mas preparar um doce rústico, com pedaços. Junte doce de leite e misture por 3 minutos para aquecer e incorporar. Transfira o doce de banana para uma tigela e deixe amornar antes de montar o pavê.

PARA A MONTAGEM E COBERTURA

Ingredientes:
4 claras reservadas
1 xícara (chá) de açúcar

Preparo:
Num refratário grande, de cerca de 30 x 20 cm (ou 2,5 litros de capacidade) espalhe ⅓ do creme de gemas. Cubra com uma das placas de biscoito e regue com metade da calda. Espalhe metade do doce de banana sobre o biscoito e cubra com mais ⅓ de creme. Repita até completar o refratário (no total, serão 3 camadas de creme de gemas, 2 de doce de banana e 2 de biscoito).

Leve para a geladeira e deixe esfriar por pelo menos 2 horas antes de servir – quanto mais tempo na geladeira mais gostoso o pavê fica, se preferir monte o pavê no dia anterior e cubra com o merengue na hora de servir.

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela vai servir de base para o banho-maria.
Numa tigela de vidro refratário (ou inox), coloque as 4 claras reservadas e o açúcar. Encaixe a tigela na panela com água e mexa com o batedor de arame, por 4 minutos – para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira para a batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, até formar um merengue brilhante. Com duas colheres, distribua o merengue como última camada do pavê. Se quiser um acabamento ainda mais especial, queime com o maçarico.


PLANEJAMENTO É TUDO
A receita de pavê pode ser feita em etapas. O biscoito permanece crocante por 5 dias bem embalado em filme (ou saco hermético) e os cremes podem ser mantidos na geladeira por até 3 dias, cobertos com filme. O pavê pode ser montado no dia anterior, ele fica ainda mais gostoso. Prepare apenas o merengue no dia de servir.

Receita retirada do site Panelinha.

💜

7 comentários:

  1. Menina que delícia de receita é essa!!!! Amo banana e amo doce de leite
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né ? Bom demais... agora imagine os dois juntos :) Beijo !

      Excluir
  2. Olá.
    Nunca tinha imaginado comer parecido de banana. Achei a ideia muito bacana e já quero fazer aqui para ver o povo de casa gosta.
    Beijos.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Anna,
    Deve ficar bem doce né amiga? A banana já é doce e com doce de leite ativa a gulodice.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.

Não deixe de expressar sua opinião.

Seu comentário é muito importante pra mim :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...